quinta-feira, 25 de junho de 2026

Mesmo proibido, Camocim continua transportando alunos em carrocerias de caminhonetes D-20


Mesmo após anos de denúncias, o município de Camocim continua utilizando caminhonetes do tipo D-20 para o transporte de estudantes, prática considerada irregular e que coloca em risco a segurança dos alunos. 🚸⚠️

A situação chama ainda mais atenção porque, mesmo depois de acidentes envolvendo crianças transportadas nesse tipo de veículo, o município segue insistindo na utilização das carrocerias para o deslocamento de estudantes. 🚑😟

📢 Vereadores de oposição já denunciaram diversas vezes o problema na tribuna da Câmara Municipal, cobrando providências da gestão. Enquanto isso, parlamentares da base de situação são acusados por críticos de fazerem de conta que não veem a situação, apesar das constantes reclamações de moradores e pais de alunos. 🏛️🗣️

⚖️ O transporte de estudantes em carrocerias de caminhonetes é proibido pela legislação que regulamenta o transporte escolar. A Lei nº 10.880/2004, que institui o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE), e as normas complementares do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinam que o transporte de alunos deve ser realizado em veículos apropriados, devidamente adaptados e autorizados para essa finalidade.

A gestão municipal é comandada por uma professora, enquanto a vice-prefeita costuma destacar em seus discursos a chamada “década de ouro da educação”. No entanto, fica o questionamento: que década de ouro é essa, se alunos ainda são transportados em carrocerias de caminhonetes, como se fossem mercadorias? 🤔📖

Pais, responsáveis e moradores voltam a cobrar providências para que o transporte escolar seja realizado com veículos adequados, garantindo segurança e dignidade aos estudantes. 🚌👨‍👩‍👧‍👦

🎙️ Jornalismo @miqueiasradio

Nenhum comentário:

🏛️🎉 Prefeito Aníbal Filho inaugura nova base da Guarda Municipal e assina ordem de serviço para construção do CAPS em Granja

O prefeito Aníbal Filho realizou nesta quinta-feira mais uma agenda de investimentos no município de Granja. Durante o evento, foi inaugura...