quinta-feira, 25 de junho de 2026

🏛️🎉 Prefeito Aníbal Filho inaugura nova base da Guarda Municipal e assina ordem de serviço para construção do CAPS em Granja


O prefeito Aníbal Filho realizou nesta quinta-feira mais uma agenda de investimentos no município de Granja. Durante o evento, foi inaugurada a nova base da Guarda Municipal, fortalecendo a estrutura da segurança pública no município. 👮🚔

Na ocasião, o gestor também assinou a ordem de serviço para a construção do novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), obra que promete ampliar o atendimento e os cuidados com a saúde mental da população granjense. 🏥🧠

Em publicação nas redes sociais, Aníbal Filho destacou a importância das ações e agradeceu a presença de vereadores, secretários, servidores, lideranças e da população que participou da solenidade.

“Mais um dia de conquista em Granja! Hoje realizamos a inauguração da nova base da Guarda Municipal, reforçando a segurança da nossa população, e a assinatura da ordem de serviço para a construção do novo CAPS, um grande avanço para o cuidado com a saúde mental dos granjenses.”

O prefeito encerrou a mensagem reafirmando o compromisso com o desenvolvimento do município e fazendo referência às comemorações dos 250 anos de Granja.

🎙️ Jornalismo @miqueiasradio


🚨🕊️ Mulher de 26 anos é encontrada morta na zona rural de Viçosa do Ceará; vítima possivelmente estava grávida


Uma mulher identificada preliminarmente como Maria Tamires dos Santos, de 26 anos, foi encontrada morta na manhã desta quinta-feira (25), na localidade de Inharim, zona rural de Viçosa do Ceará. O corpo foi localizado em uma área de matagal às margens da estrada da comunidade, causando grande comoção entre os moradores. 😔

Segundo informações preliminares, a vítima possivelmente estava grávida de aproximadamente três meses. A informação, no entanto, ainda deverá ser confirmada oficialmente pelas autoridades competentes. 🤰

As primeiras apurações indicam que Tamires pode ter sido morta em outro local e que o corpo teria sido abandonado na região onde foi encontrado. Essa hipótese ainda será investigada pela Polícia Civil. 🚔

Também de forma preliminar, há informações de que a vítima apresentava lesões possivelmente provocadas por objeto perfurocortante. A causa da morte e a dinâmica do crime serão esclarecidas após os exames da Perícia Forense. 🔎

Equipes das forças de segurança estiveram no local realizando os primeiros levantamentos, enquanto a Perícia Forense fez os procedimentos técnicos para auxiliar nas investigações.

A Polícia Civil ficará responsável por apurar o caso, identificar a autoria, esclarecer a motivação do crime e confirmar todas as circunstâncias da ocorrência. ⚖️

🎙️ Jornalismo @miqueiasradio


🚨⚖️ “Queimadinho”: até quando a população de Camocim vai conviver com a sensação de impunidade?


A população de Camocim está cansada de conviver com a insegurança e cobra uma resposta mais efetiva das autoridades diante da recorrência de crimes patrimoniais na cidade.

No centro das reclamações está Francisco Reinaldo Setubal Ferreira, conhecido como “Queimadinho”, que responde a processos pelos artigos 155 (furto) e 157 (roubo) do Código Penal. Segundo relatos de moradores e informações policiais, ele já foi preso em outras ocasiões, cumpriu pena no sistema prisional e voltou a ser investigado por novos crimes após deixar a prisão.

A cada novo furto, cresce entre comerciantes e moradores o sentimento de que o trabalho das forças policiais não tem produzido o resultado esperado em termos de segurança pública. A percepção da população é de que, enquanto a polícia atua nas ocorrências, a criminalidade continua afetando famílias e trabalhadores.

A cobrança é para que todas as instituições que integram o sistema de Justiça Criminal atuem dentro da lei, mas com firmeza, analisando a necessidade das medidas cautelares cabíveis quando houver os requisitos legais. O objetivo, segundo moradores, é evitar que novos crimes continuem sendo registrados e garantir maior proteção à sociedade.

A população afirma que não quer fazer justiça com as próprias mãos. O que espera é que o Estado cumpra seu papel, assegurando a responsabilização de quem comete crimes, sempre com respeito ao devido processo legal e às garantias previstas na legislação.

🎙️ Jornalismo @miqueiasradio


Mesmo proibido, Camocim continua transportando alunos em carrocerias de caminhonetes D-20


Mesmo após anos de denúncias, o município de Camocim continua utilizando caminhonetes do tipo D-20 para o transporte de estudantes, prática considerada irregular e que coloca em risco a segurança dos alunos. 🚸⚠️

A situação chama ainda mais atenção porque, mesmo depois de acidentes envolvendo crianças transportadas nesse tipo de veículo, o município segue insistindo na utilização das carrocerias para o deslocamento de estudantes. 🚑😟

📢 Vereadores de oposição já denunciaram diversas vezes o problema na tribuna da Câmara Municipal, cobrando providências da gestão. Enquanto isso, parlamentares da base de situação são acusados por críticos de fazerem de conta que não veem a situação, apesar das constantes reclamações de moradores e pais de alunos. 🏛️🗣️

⚖️ O transporte de estudantes em carrocerias de caminhonetes é proibido pela legislação que regulamenta o transporte escolar. A Lei nº 10.880/2004, que institui o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE), e as normas complementares do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinam que o transporte de alunos deve ser realizado em veículos apropriados, devidamente adaptados e autorizados para essa finalidade.

A gestão municipal é comandada por uma professora, enquanto a vice-prefeita costuma destacar em seus discursos a chamada “década de ouro da educação”. No entanto, fica o questionamento: que década de ouro é essa, se alunos ainda são transportados em carrocerias de caminhonetes, como se fossem mercadorias? 🤔📖

Pais, responsáveis e moradores voltam a cobrar providências para que o transporte escolar seja realizado com veículos adequados, garantindo segurança e dignidade aos estudantes. 🚌👨‍👩‍👧‍👦

🎙️ Jornalismo @miqueiasradio

🐶🐱 Granja alcança marca de 4,1 mil castrações e avança no controle populacional de animais


O prefeito de Granja, Aníbal Filho, destacou em suas redes sociais os resultados das ações de castração animal realizadas no município. Segundo o gestor, o Castramóvel da Prefeitura já contabiliza mais de 1.100 procedimentos gratuitos realizados, contribuindo para o controle populacional e para a promoção do bem-estar animal. 🚐🐾

Durante a ação realizada na Praça da Matriz, Aníbal ressaltou que o trabalho desenvolvido em parceria com a Associação São Francisco ampliou ainda mais os resultados alcançados. De acordo com os números divulgados, a entidade já realizou cerca de 3 mil castrações, elevando para aproximadamente 4.100 o total de animais castrados no município. 📊🐕🐈

O prefeito também destacou que a iniciativa tem sido fundamental para reduzir o número de animais abandonados e melhorar as condições de saúde pública. Segundo ele, os animais em situação de rua identificados pelo programa já passaram pelo processo de castração, contribuindo para o controle responsável da população animal. ❤️🐾

A ação é considerada uma das principais políticas públicas voltadas à causa animal em Granja, oferecendo procedimentos gratuitos à população e incentivando a guarda responsável de cães e gatos. 🏥🐶🐱

🗣️ “Já são 4.100 animais castrados em Granja. É um trabalho que traz benefícios para os animais, para as famílias e para toda a cidade”, destacou Aníbal Filho em publicação nas redes sociais.

📍A expectativa da gestão municipal é dar continuidade ao programa, ampliando o atendimento e fortalecendo as ações de proteção e cuidado com os animais em todo o município. 🐾✅

Jornalismo @miqueiasradio 🎙️📰

📰🚨 Mulher é encontrada morta às margens de estrada na zona rural de Viçosa do Ceará


Uma mulher foi encontrada morta na manhã desta quinta-feira (25) na localidade de Inharim, zona rural de Viçosa do Ceará. O corpo foi localizado às margens da estrada que dá acesso à comunidade do Inharim, em uma área de matagal. 🚔🌿

Segundo informações preliminares, a vítima apresentava possíveis sinais de violência. Ela foi identificada inicialmente apenas pelo prenome Tamires e, de acordo com relatos, seria moradora do município de Tianguá. 😔🕊️

Equipes das forças de segurança foram acionadas e realizaram o isolamento da área para os trabalhos da Perícia Forense. 🔍👮‍♂️ A análise técnica deverá ajudar a esclarecer as circunstâncias da morte.

O caso será investigado pela Polícia Civil do Estado do Ceará, que busca identificar a autoria e a motivação do crime. 📋⚖️

Novas informações poderão ser divulgadas à medida que as investigações avançarem. 🚨

📻 Jornalismo @miqueiasradio


🚔⚖️ Foragido da Justiça é capturado pelo RAIO em Granja


Uma ação da Polícia Militar do Ceará resultou na captura de um homem que estava sendo procurado pela Justiça na tarde desta quarta-feira (24), no bairro Nossa Senhora de Fátima, em Granja. 🚨

De acordo com informações do 1º Pelotão da 4ª Companhia do 4º BPRAIO, a prisão aconteceu após levantamentos realizados pela Subagência de Inteligência (SAI), que apontaram a localização de Francisco Sandro Ferreira Araújo, conhecido como “Sandrinho”, de 25 anos.

🔍 Com as informações em mãos, a equipe RAIO 01 iniciou diligências e localizou o suspeito na Travessa Carlos Dias. Durante a abordagem, os policiais confirmaram a existência de um mandado de prisão preventiva em aberto pelo crime de roubo (Artigo 157 do Código Penal).

👮‍♂️ Segundo a PM, o homem foi informado sobre a ordem judicial e não apresentou resistência, sendo preso sem qualquer intercorrência.

🏛️ Após a captura, ele foi encaminhado para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Camocim, onde foram realizados os procedimentos legais. O suspeito permanece à disposição da Justiça.

🚔 A ação reforça o trabalho integrado entre o setor de inteligência e o policiamento ostensivo no combate à criminalidade e no cumprimento de mandados judiciais na região.

📻 Jornalismo @miqueiasradio 📰🎙️


quarta-feira, 24 de junho de 2026

🚨📚 Pais e mães questionam realização de rifas na Escola Sara Barros, em Camocim



Pais e responsáveis por alunos da Escola de Ensino Fundamental Professora Sara Barros, em Camocim, estão manifestando insatisfação com a realização de rifas promovidas na unidade escolar. Segundo denúncias encaminhadas ao Jornalismo @miqueiasradio, os estudantes estariam sendo incentivados a vender rifas para arrecadar recursos destinados à escola.

🎟️ De acordo com um dos pais, a comunidade escolar tem enfrentado uma sequência de campanhas de arrecadação. A mais recente envolve uma rifa junina, na qual os valores arrecadados seriam utilizados para a instalação e manutenção de ventiladores, além do conserto de um bebedouro.

📱 Em imagens compartilhadas com a reportagem, uma mensagem atribuída à gestão informa que recursos arrecadados entre os funcionários seriam destinados à ornamentação, comidas típicas, descartáveis e refrigerantes da festa junina. Já o dinheiro da rifa teria como finalidade a manutenção e instalação de ventiladores e o reparo do bebedouro.

🗣️ A situação gerou questionamentos entre pais e responsáveis, que cobram explicações sobre a necessidade de arrecadações para custear melhorias consideradas básicas para o funcionamento da escola.

💬 “Como uma escola precisa fazer uma rifa para consertar ventiladores e um bebedouro? Cadê os recursos que entram para a manutenção da escola?”, questionou um dos denunciantes.

📢 Procurada pela reportagem, a secretária municipal da Educação, professora Marciana, afirmou que as informações divulgadas sobre a utilização do dinheiro para manutenção da escola não condizem com a realidade.

💬 “E principalmente sobre esse esclarecimento que não condiz, pois até ventilador novo na caixa na escola tem. E estamos prestes a terminar a licitação para comprar mais equipamentos. Não orientamos nenhuma escola a fazer bingo ou qualquer arrecadação para manutenção ou aquisição de equipamentos para a escola, pois o município fornece. Mas já estarei resolvendo isso e também essa questão das rifas”, declarou a secretária.

⚠️ O caso agora deverá ser apurado pela Secretaria Municipal da Educação, que informou não autorizar arrecadações destinadas à manutenção ou compra de equipamentos para as unidades escolares.

📌 O espaço permanece aberto para manifestação da direção da Escola Sara Barros sobre os questionamentos levantados pelos pais.

🎙️ Jornalismo @miqueiasradio 📰📻


terça-feira, 23 de junho de 2026

Caso Mocinha: 20 dias após corpo ser encontrado, reportagem esclarece dúvidas sobre “Terto” e “Beto” 🚔🕯️🚨



Nesta terça-feira, completa-se 20 dias desde que o corpo de Mocinha foi encontrado, em um caso que continua repercutindo e gerando questionamentos da população.

Para esclarecer algumas das principais dúvidas que circulam nas redes sociais e entre moradores, nossa equipe de reportagem esteve no local onde o corpo foi localizado e reuniu informações sobre dois nomes que têm sido frequentemente citados: “Terto”, que estava escrito no pé da vítima, e “Beto”, que está preso sob acusação de participação no crime.

🔎 Segundo as apurações, o nome “Terto” encontrado escrito no pé da vítima tem gerado diversas especulações desde o início das investigações. Nossa reportagem buscou informações para entender a origem da inscrição e descobrimos que Terto, foi uma pessoa que teve um envolvimento com a vítima tempos atrás, inclusive foi ouvido e descartado de participação no crime.

⚖️ Já “Beto”, apontado pela Polícia como suspeito de envolvimento no crime, permanece preso enquanto as investigações seguem em andamento. A Polícia Civil continua reunindo provas e ouvindo testemunhas para esclarecer completamente as circunstâncias do homicídio e identificar todos os envolvidos.

🎥 Em reportagem especial, nossa equipe apresenta detalhes sobre esses questionamentos e mostra o que já foi esclarecido pelas investigações até o momento.

📌 O caso segue sob investigação e novas informações poderão surgir conforme o avanço dos trabalhos policiais.

📰🎙️ Jornalismo @miqueiasradio
📡📝 Informação com credibilidade, responsabilidade e compromisso com a verdade. 🚔⚖️🕯️💔🔍📍📺📲

📰🏭 Granja avança rumo ao desenvolvimento com início das obras da fábrica Mallei Calçados e anúncio de mais investimentos


O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado estadual Romeu Aldigueri, utilizou suas redes sociais para anunciar uma série de investimentos que prometem impulsionar o desenvolvimento econômico do município de Granja, que celebra nesta semana seus 250 anos de emancipação política. 🎉🎂

Segundo o parlamentar, teve início a implantação do tão aguardado complexo industrial da Mallorca Calçados, um investimento de aproximadamente R$ 24 milhões, que deverá gerar cerca de 810 empregos diretos para a população granjense. 👷‍♂️🏭💼

Romeu destacou que os recursos estão sendo garantidos pelo Governo do Estado do Ceará e agradeceu ao governador Elmano de Freitas pelo apoio ao projeto. O deputado também reconheceu o trabalho do prefeito Aníbal Filho, ressaltando a parceria para viabilizar a instalação da empresa no município.

🚧 Além da fábrica, o deputado informou que o governador deverá visitar Granja nos próximos dias para participar do lançamento da pedra fundamental da Mallorca Calçados e anunciar novas obras estruturantes para a região.

Entre os investimentos previstos estão a ordem de serviço para a continuidade da Rodovia Deputado Vicente Arruda, contemplando os trechos entre Adrianópolis, Ibuguaçu, Taboleiro e Ubatuba, além de mais de R$ 20 milhões destinados ao contorno rodoviário de Adrianópolis. 🛣️🚜

Durante a mensagem, Romeu Aldigueri destacou que os investimentos representam uma grande conquista para a população e reforçam o crescimento econômico do município.

🎙️ “É Granja crescendo e se desenvolvendo, é o Estado do Ceará crescendo e se desenvolvendo”, afirmou o presidente da Assembleia.

🏭💰 Com a chegada da nova indústria e os investimentos em infraestrutura, a expectativa é de geração de empregos, fortalecimento da economia local e mais oportunidades para a população granjense.


📰🎉🏭 Camilo Santana destaca investimentos em Granja e anuncia fábrica que deve gerar cerca de 800 empregos

O prefeito de Granja, Aníbal Filho, esteve em Fortaleza ao lado do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Romeu Aldigueri, participando de reunião com o senador e ministro da Educação, Camilo Santana.

Durante o encontro, Camilo Santana enviou uma mensagem especial ao povo granjense, parabenizando o município pela passagem dos seus 250 anos de emancipação política, comemorados no próximo dia 27 de junho. 🎂🎊

O ministro destacou os avanços conquistados pelo município nas áreas da educação, saúde e infraestrutura, além de ressaltar a parceria entre as lideranças políticas em benefício da população.

🏭✨ Como presente para o aniversário da cidade, Camilo enfatizou a implantação da nova fábrica de calçados que será instalada em Granja. O empreendimento deverá receber investimentos milionários e gerar aproximadamente 800 empregos diretos, fortalecendo a economia local e criando novas oportunidades para os moradores.

O ministro também elogiou o trabalho do governador Elmano de Freitas, destacando o apoio do Governo do Estado aos projetos voltados para o desenvolvimento do município.

🤝 Em sua fala, Camilo reafirmou o compromisso de continuar trabalhando em parceria com Aníbal Filho, Romeu Aldigueri e o Governo do Estado para garantir mais investimentos e melhorias para Granja e toda a região Norte do Ceará.

“Parabéns ao povo de Granja. Viva Granja, viva o Ceará. Conte sempre comigo para trabalharmos por um município cada vez melhor e mais desenvolvido”, declarou o ministro.

🎉🏗️ A expectativa agora é pela visita do governador Elmano de Freitas ao município para o lançamento oficial das obras da fábrica de calçados, considerada uma das maiores conquistas recentes para a geração de emprego e renda na região.

📻 Jornalismo @miqueiasradio


📻 Jornalismo @miqueiasradio


segunda-feira, 22 de junho de 2026

Criança de 2 anos é atropelada em Camocim; moradores cobram redutores de velocidade

Uma criança de 2 anos foi atropelada por uma motocicleta na noite de domingo, no bairro Olinda, em Camocim. O menino foi socorrido e permanece internado sob observação médica. 🚑🏥

Segundo familiares, a criança realizou exames de imagem, como raio-x, tomografia e ultrassonografia, após apresentar dores na região abdominal. O estado de saúde inspira cuidados, mas a expectativa é de uma boa recuperação. 🙏👦❤️

🚸 O acidente relembra uma antiga reivindicação dos moradores, que cobram a instalação de quebra-molas e outros redutores de velocidade no trecho onde ocorreu o atropelamento.

🗣️ De acordo com a comunidade, o local possui grande circulação de crianças e já havia sido alvo de diversos pedidos por medidas de segurança no trânsito.

⚠️ Após o ocorrido, moradores voltaram a pedir providências urgentes das autoridades para evitar que novos acidentes aconteçam na região. 🚧🏍️🚗

Jornalismo @miqueiasradio

Patrulha Rural apreende arma, drogas e prende dois suspeitos na zona rural de Barroquinha



Uma ação da Patrulha Rural da Polícia Militar resultou na apreensão de uma arma de fogo, drogas, dinheiro e outros materiais ilícitos na tarde deste domingo (21), na localidade de Barroquinha dos Fiéis, zona rural de Barroquinha.

Segundo informações da polícia, por volta das 15h, os militares realizavam patrulhamento na região quando avistaram dois indivíduos trafegando em uma motocicleta Honda CG Fan 150. Ao perceberem a aproximação da viatura, os suspeitos tentaram fugir e jogaram um objeto em um matagal às margens da estrada.

🚨 Durante o acompanhamento tático, os ocupantes da motocicleta acabaram caindo do veículo e foram abordados pelos policiais. Em seguida, a equipe retornou ao local onde o objeto havia sido descartado e encontrou um revólver calibre .32 municiado.

🔍 Na ocorrência foram apreendidos:

✅ 01 revólver Rossi calibre .32;
✅ 06 munições (05 intactas e 01 picotada);
✅ 05 trouxas de maconha (2,9g);
✅ 05 pedras de crack (0,85g);
✅ R$ 80,00 em dinheiro trocado;
✅ 02 aparelhos celulares Motorola;
✅ 01 motocicleta Honda CG Fan 150 cinza, ano 2011/2012.

👮‍♂️ Diante dos fatos, os dois suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Camocim juntamente com todo o material apreendido. Após os procedimentos legais, eles foram autuados em flagrante por crimes relacionados ao tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, permanecendo à disposição da Justiça.

📰 Jornalismo @miqueiasradio


MP do Ceará recomenda correção de irregularidades em obra viária no município de Marco


O Ministério Público do Ceará, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Marco, expediu, na última segunda-feira (15/06), recomendação para que sejam corrigidas falhas na via que liga as localidades de Gado Bravo e Maracajá, no município de Marco. Durante fiscalização, foram constatadas diversas irregularidades na execução da obra, como pedras soltas, buracos, afundamentos, trechos com lama e areia, além de partes não concluídas. Há também indícios de que o calçamento não chega até a localidade de Maracajá, o que compromete o objetivo do projeto.  

A recomendação busca assegurar a correta aplicação dos recursos públicos, a recuperação da via e a responsabilização dos envolvidos pelas falhas verificadas. Entre as medidas recomendadas ao Município de Marco está a abertura, no prazo de 30 dias, de procedimento administrativo para apurar os problemas na obra. A gestão municipal também deverá realizar inspeção técnica completa, verificar a responsabilidade da empresa contratada e adotar as providências necessárias para a correção dos defeitos encontrados.  

Ao Estado do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades, o MP do Ceará recomendou o acompanhamento e apoio técnico às ações do município, além da fiscalização da aplicação dos recursos do convênio que financiou a obra. Já a empresa responsável pela execução do serviço deverá corrigir imediatamente as irregularidades e apresentar um plano de ação com cronograma para a realização dos reparos.  

Os destinatários da recomendação têm prazo de 15 dias úteis para informar ao MP do Ceará as medidas adotadas. O descumprimento poderá resultar na adoção de medidas judiciais e extrajudiciais. 

MP orienta Prefeitura de Barroquinha a nomear servidor efetivo para atuar como agente de contratação em processos licitatórios


O Ministério Público do Ceará recomendou que a Prefeitura de Barroquinha designe servidor efetivo para a função de agente de contratação, conforme prevê a Lei nº 14.133/2021. A medida visa assegurar profissionalização, estabilidade e responsabilização na condução dos procedimentos licitatórios, evitando interferências indevidas e fragilização da gestão pública.

recomendação foi expedida após a Promotoria apurar possível irregularidade na condução de licitações no Município e constatar que a função de agente de contratação é atualmente exercida por um servidor comissionado, o que contraria a lei.

O MP orienta que, caso a designação provisória seja mantida, a Prefeitura formalize a situação e estabeleça prazo para solução definitiva. Também recomenda capacitação de servidores efetivos e, se necessário, concurso público para suprir a demanda. A gestão municipal tem 15 dias para apresentar documentos que comprovem as medidas adotadas.

RECOMENDAÇÃO
É instrumento extrajudicial, emitido pelo Ministério Público, que sugere a adoção de determinadas medidas por órgãos públicos ou privados para corrigir irregularidades ou melhorar a atuação em prol do interesse público. A recomendação serve para persuadir o destinatário a praticar ou deixar de praticar determinados atos. O objetivo é melhorar os serviços públicos e de relevância pública, corrigir condutas e prevenir novas irregularidades, de forma mais rápida e sem acionar o Poder Judiciário.

🏛️🎉 Prefeito Aníbal Filho inaugura nova base da Guarda Municipal e assina ordem de serviço para construção do CAPS em Granja

O prefeito Aníbal Filho realizou nesta quinta-feira mais uma agenda de investimentos no município de Granja. Durante o evento, foi inaugura...